quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

O Tempo Histórico no Ensino Fundamental

Introdução:
Um trabalho da autora Bergamasch (2000) foi de importante valia para nós estudantes conhecermos um pouco sobre o ensino da história que o professor vive em sala de aula. Assim, o texto vem ressaltar que o ensino da história na sala de aula é uma ferramenta /instrumento revelador que excita o aluno a perceber os movimentos marcantes do tempo que ocorreu há muitos anos e fizeram parte de uma época inesquecível.
É importante destacar que o ensino da história possui um valor bastante significativo para compreensão e prática do trabalho do professor em sala de aula com os alunos, mostrando para eles que a história liga-se há muitos acontecimentos, culturas, épocas entra tantos fatores que precisa ser recuperado para que os alunos entendam o tempo passado relacionando com o presente. Desta maneira, cria-se no aluno uma reflexão sobre o papel revelador da história de um tempo, ou seja, a percepção de um pensamento transformador e produtor de uma realidade diferente da sua a partir de acontecimentos passados.

Suporte Teórico:
 Diante da amplitude de temáticas que devem fazer parte de uma proposta para o ensino da história nos anos iniciais do ensino fundamental e que envolvem a construção de muitos conceitos, destaco, para um olhar mais atento, nesse momento, " a construção das noções de temporalidade". Parto do pressuposto de que essas noções são aprendizagens necessárias para a compreensão da história, principalmente as que consideram as diferentes concepções  de tempo produzidos culturalmente, cuja aquisição requer um longo processo, envolvendo, basicamente, toda a escolaridade, dada sua complexidade.(segundo Maria Aparecida Bergamasch)

Parecer Conclusivo do Resenhista:
Desta forma, ensinar a história envolvendo elementos do cotidiano é instigar o aprendizado dos alunos que vivenciam realidades diferentes e, o instrumento principal, é a excelente didática do professor para recuperar as culturas de forma a ser percebido por diferentes concepções da realidade humana, levando a educação histórica dos tempos passados, presentes e futuros para além do olhar criativo das crianças que são tão atentas as variadas maneiras de aprender e pesquisar novos campos estimulados pelo mediador professor. Logo, formando novos e mais cidadãos éticos, respeitadores e de grande incentivo para as gerações futuras através de suas experiências de estudos e de trabalho no dia a dia.

Referencial Bibliográfico:
Bergamasch, Maria Aparecida. Artigo publicado e apresentado com o título: O tempo histórico no ensino fundamental na 23ª Reunião Anual da ANPED, no GT Ensino Fundamental, em Caxambu/MG, em outubro de 2000.

Giovanne da Silva Oliveira- Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia(UFPA)



Nenhum comentário:

Postar um comentário